Lançamento do EP Pássaro Preso, da artista multimeios Silvana Leal e o músico do argentino Billy Shears em todas as plataformas digitais.

CAPAFINAL_EP_PASSAROPRESO.jpg

O mês de outubro de 2021 iniciou cheio de novidades no Ateliê Casa das Ideias! A primeira delas é que no dia 09,  estreou no canal do YouTube do Ateliê Casa das Ideias e no Portal Elas por Elas – Mulheres na Música Catarinense o CLIP OFICIAL Pássaro Preso, da artista Silvana Leal e do músico argentino Billy Shears. Este trabalho é o resultado da proposta de residência artística do músico no Ateliê e nasceu do encontro entre sua música e a poesia de Silvana, orientadora criativa do Programa de Residência Artística. O resultado é a criação do álbum audiovisual Pássaro Preso.

 

O lançamento do EP Pássaro Preso veio acompanhado de uma live com os artistas que participaram do clip e será transmitida simultaneamente pelo canal do YouTube do Ateliê Casa das Ideias e o Portal Elas por Elas - Mulheres na Música Catarinense. Aproveite, se inscreva em ambos os canais, ative o sininho para receber as notificações. Além do lançamento do clip no canal do YouTube o EP já está em todas as plataformas digitais pelo selo argentino   La Siesta del Fauno Records.

O álbum Pássaro Preso é uma obra audiovisual cujo o conceito visa o experimento de linguagens. Sem uma predefinição de gênero musical é uma música híbrida composta pela palavra ritmada, sons de piano elétrico e sintetizadores. Aqui o lugar da poesia não está no canto, mas na função sonora das palavras. O álbum nasceu dos encontros performáticos e  poéticos, entre a artista multimeios Silvana Leal (brasileira) e o músico Billy Shears (argentino). O tema principal do disco, reflete o sentimento comum a todos nós no atual momento da humanidade. Um disco cheio de metalinguagem evidencia o tema da liberdade como ponto crucial na Era de Aquarius.

 

Sobre a experiência da residência artística no Ateliê Casa das Ideias nas palavras do músico Billy Shears são: “a coisa mais extravagante que tive que fazer musicalmente, a extravagância do raro. Duas coisas que nunca havia mesclado, música e poesia falada, um pretexto para pegar a direção do pássaro preso e transformar em algo livre. Quando iniciei o trabalho não tinha me dado conta da sua dimensão, mas de certa forma sabia o que eu estava procurando, eu tinha uma leve ideia, mas não imaginava o que eu ia encontrar. O jeito da fala, a pronuncia, a rítmica, a dicção e o jogo feito com as palavras; a palavra como som, como instrumento eu nunca havia enxergado assim, e então a fala colocou a música num outro lugar, chegou o novo para mim”.

 

Embora o poema tenha sido composto antes da pandemia, toda a edição do clip se deu durante o confinamento e segundo a artista Silvana Leal criadora do personagem pássaro preso:  “quando me vi na Pandemia do dia para à noite, me dei conta de que este personagem somos todos nós, ele representa nosso sentimento de confinamento, estamos todos presos em nossa casa e presos por nossa própria imagem, uma imagem que pensamos vir de fora, mas me pergunto se ela não é o reflexo de nossos medos, a pandemia amplificou nossos temores e a sensação de um muro a nossa volta se intensificou”.

 

O clip Pássaro Preso é resultado do trabalho multimeios de Silvana Leal, na qual a artista se utiliza de várias linguagens que fazem parte de todo o seu processo criativo. Inicia com o poema Pássaro Preso escrito por ela e transformado em música por Billly Shears, em seguida a mesma transforma em linguagem audiovisual. Ela assina a direção e o roteiro e ainda realiza desde a direção de arte até a edição e finalização do Clip, que conta com a participação especial da artista Joana Brum interpretando o personagem Pássaro Preso. Ela participa também da construção do figurino e da assistência de produção. A direção de fotografia é do fotógrafo Leonardo Almada, parceiro de vários trabalhos audiovisuais de Silvana. As máscaras dos personagens foram elaboradas a partir de laboratórios criativos que a artista propõe no ateliê, participaram deste laboratório os artistas Marcello Carpes e João da Silva. O álbum foi mixado por Lucas Romeo e Billy Shears e masterizado por Pablo Gil, no estúdio Siesta del Fauno, em Buenos Aires.

 

Para acessar o link do Clip Oficial Pássaro Preso, click aqui

Para acessar a Live de Lançamento do clip, click aqui

Para acessar o link com o o EP completo click aqui

 

Confira abaixo o poema:

 

Pássaro Preso

Poema: Silvana Leal

Música: Billy Shears (Guillermo Costa)

 

das noites em claro

dos dias nebulosos

dos distanciamentos

apenas a certeza do amor

que busca refletir urgências

 

na profusão de tantos desejos

e que de tantos, estes violam a calmaria

nós ao menos buscamos um pacto de transparência

isso surge para salvar nossos corações inquietos

 

eu preciso ir além do muro, material bruto

que surge de um sistema bruto

selvagem que é

 

eu amanheço pássaro preso

mas me liberto no espaço vazio

para em seguida recompor-me no azul

 

o espírito atravessa vicissitudes

vai em busca de camadas espessas

que o tornem ainda mais transcendentes

 

a poesia atravessa toda a margem

o som que vem de ti me penetra

e eu componho contigo

uma canção em silêncio

eu amanheço pássaro preso...

eu preciso ir além do muro...

Still de clip oficial Pássaro Preso
Still de clip oficial Pássaro Preso

Personagem Mulher pássaro, interpretado pela artista Silvana Leal

press to zoom
Sttil do clip oficial Pássaro Preso
Sttil do clip oficial Pássaro Preso

personagem mulher pássaro - intérprete criadora: Silvana Leal

press to zoom
Still clip Pássaro Preso
Still clip Pássaro Preso

A personagem Mulher- Pássaro, criada e interpretada pela artista Silvana Leal

press to zoom
Still do Clip Pássaro Preso
Still do Clip Pássaro Preso

Still do Clip Pássaro Preso, Direção Silvana Leal. Personagem Pássaro Preso, performance da artista Joana Brum

press to zoom