Estreia o primeiro filme da série Bruxólica no canal do YouTube, seguido da live com a diretora Silvana Leal e o compositor Acácio Piedade.

 

 

O primeiro filme da série Bruxólicas, “O Compositor – ato I”, foi contemplado pelo Edital #sculturaemsuacasa, da Fundação Catarinense de Cultura e estará disponível gratuitamente ao público através do canal Casa das Ideias Ateliê, no Youtube, a partir do dia 08 de outubro às 20h. O lançamento do filme no canal vai ser seguido por uma live com um descontraído bate papo com a autora e diretora do filme Silvana Leal e o compositor Acácio Piedade, que também protagoniza como ator do filme. A ideia é democratizar o acesso a obra audiovisual que esteve em exibição unicamente na Bienal de Curitiba – Polo S.C., em 2019, e que agora estará disponível nas redes até o dia 08 de janeiro de 2021. Bruxólicas é uma série de três filmes inspirados na obra musical homônima do compositor Acácio Piedade. Esta obra pianística, por sua vez, se inspirou nas narrativas e nos desenhos nos dois volumes do livro “o Fantástico na Ilha de Santa Catarina”, do artista e pesquisador Franklin Cascaes.

As histórias fantásticas da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina evocam crenças e práticas religiosas muito antigas. As culturas arcaicas já possuíam práticas mágicas por meio de certos indivíduos dotados de uma conexão especial com o mundo sobrenatural. O poder feminino sempre foi valorizado neste contexto. Embora o filme tenha sido realizado na Itália,  ele revela as tradições universais da cultura Ilhoa que será revisitada frente às diferentes tradições bruxólicas arcaicas e antigas, e culminará no surgimento de uma nova bruxa, que é contemporânea, assim realizando um re-conceituação da ideia de bruxa, que deixa de lado sua conotação maléfica, demoníaca, dando lugar ao poder feminino mais conectado ao divino, curativo, energético e transformador.


O projeto de exibição do primeiro filme da série bruxólicas prima pela valorização da cultura ilhoa no panteão dos universos bruxólicos globais do ponto de vista musical, e pela reatualização do conceito de bruxa na contemporaneidade. Isto será efetivado não apenas pela música, mas igualmente pelas imagens traduzidas nas performances criadas pela artista multimídia Silvana Leal e vividas por Raquel Salles Campos e pelo próprio compositor Acácio Piedade, e igualmente expressas na linguagem audiovisual. Duas visões de linguagens diferentes que dialogam e estabelecem novos olhares sobre o universo bruxólico e o mundo fantástico da Ilha de Santa Catarina na atualidade.

Sinopse do filme: O filme Ato I O compositor, da série Bruxólicas propõe uma viagem imaginária ao universo criativo do compositor. Texturas e formas mágicas nos induzem a penetrar na tessitura da composição musical de um filme essencialmente imagético. Sem falas ou textos, a bruxa, personagem principal nos instiga aos seus mistérios e magias ao revelar seus rituais entre oliveiras e misteriosos encontros com seres imaginários.     #sculturaemsuacasa #ateliecasadasideias

 

cena do filme Bruxólica AtoI - O  Compositor
cena do filme Bruxólica Ato I, O Compositor
com Raquel Salles de Campos
cena do filme Bruxólica Ato I, O Compositor
com Raquel Salles de Campos
Show More

© 2023 por Pedro Castro. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now