Como exercitar seu talento criativo?

Atualizado: 19 de dez. de 2021




Conheça o novo videoclip que já esta no ar: Morrer pela Boca, Billy Shears & Silvana Leal


O talento é uma fagulha que pode ser instigada a qualquer momento e de muitas formas. Que formas são essas? Criar é a uma das formas mais eficazes de entrar em contato com seus talentos e habilidades. Criar não é nada mais do que evoluir. Fazer nossa alma crescer, dar saltos. Foi por meio da arte que dei sentido a minha existência. É por meio dela que exercito meu espírito livre. A liberdade enquanto atividade espiritual é algo que precisamos exercitar constantemente. A prisão do nosso espírito leva a uma apatia que extirpa nossa essência criativa. Quando falo de espírito estou me referindo a sensibilidade. Precisamos exercitar diariamente nossa sensibilidade, alimentá-la por meio de nossos dons que por sua vez, são expressos através de nossas paixões.


Estar atento ao que alma concentra em seu íntimo, aprender a ouvi-la atentamente e decifrar seus enigmas, eis o que é necessário para se criar. Você já se perguntou o que tem feito todos os dias para alimentá-la? Criar é a maneira mais essencial de alimentar nossa alma. Para isso precisamos ampliar nosso foco de escuta para o mundo e para nós mesmos. Ampliamos nossa escuta ao observar com maior atenção o que está a nossa volta. Toda hora pode ser hora de observar. Tire momentos para deixar o celular de lado e ir ao mar e observá-lo, se você não tem o mar por perto, observe o céu.


Observe as pessoas passando na rua e imagine como pode ser a vida daquele desconhecido que atravessa a sua frente. O que ele sente, como vive? Não julgue se ele é uma boa pessoa ou não, apenas imagine. Se permita imaginar, em seguida experimente ser ele e imagine que é você que está no lugar desta pessoa que agora atravessa o seu caminho e que você acabou de imaginar quem poderia ser. Escreva sobre neste personagem, descreva as coisas que imaginou. É bom pensar sobre o que não se pensa normalmente. Inverta a lógica social. Faça o exercício de se dar ao direito de ser extraordinário. Dance, cante, desenhe, fotografe, se expresse de variadas formas. Se acha que não sabe procure quem sabe ensinar e observe quem faz e como faz. Pergunte, indague, mas não se esqueça de exercitar. Seja ativo, promova benefícios expressivos para sua alma.


Você já pensou por exemplo que a arte é uma forma de exercitar sua virtude? Pois é, eu estava observando o mar e pensei isso. Ninguém me falou, mas eu me perguntei o que era a arte. A resposta foi rápida e imediata, e sim fui convencida pelo meu pensamento de que a arte é exercitar virtude. Porque quando nos expressarmos de forma habilidosa estamos buscando virtude em nós. E isso aumenta nossa autoestima, nos deixa mais fortes e preparados para enfrentar desafios. Então parece que a arte não deve estar distante de nós. É só olhar para dentro e você verá muitas possibilidades de se expressar.


Nunca pense que você não tem tempo para ser extraordinário. Nas frestas ordinárias do cotidiano há sempre um instante extraordinário que deixamos passar. Quanto tempo faz que você não olha um pôr-do-sol? Quanto tempo perdemos envolvidos com nossos pensamentos e esquecemos do que está a nossa volta? Olhe para beleza das coisas, mas se não conseguir ver beleza expresse a raiva, a tristeza, o que lhe vier de uma forma criativa, e você verá que a tendência é que isso passe de forma menos sofredora. As emoções precisam ser expressas. Se dê a chance de viver o que acredita, não dê margem a violência dentro de você.


Há algumas virtudes humanas que devemos exercitar se queremos ser criativos. Talvez a primeira delas seja a aceitação. Aceitar às adversidades da vida com humildade é certamente uma delas. Aceitar que não se cria a partir do que não existe, mas a partir do que deixamos existir. O que quero dizer com isso? Que é preciso estar aberto ao que está a nossa frente e compreender que nenhum obstáculo pode nos paralisar por completo. Há sempre a possibilidade de dar a volta e tirar aprendizagem de tudo que nos ocorre. Há um grande mito de achar que quem cria, é por que viveu uma situação inspiradora e por isso criou. Criar é o ato de inventar horizontes. Parece vaga esta afirmação, embora poética, mas ela é muito verdadeira para definir o ato criativo. O que é a criação, senão uma maneira poética de existir? Em termos pragmáticos, racionais seria uma forma de buscar soluções. Só cria quem busca um meio de agir.


Toda ação demanda uma postura. A obra, é a vida que você leva ao elevar-se. Sim quero frisar muito bem que é pela virtude que evoluímos. É quando nos disciplinamos para nos libertarmos. Quando acabei de escrever isso levantei-me da mesa e fui em busca de um livro na estante. Queria ouvir algo de alguém que confio. Abri um de meus mestres e me deparei com a seguinte frase que confirmava o que eu acabara de escrever “só há realidade na ação”... e continua Sartre falando a respeito de sua doutrina existencialista: “ o homem não é senão o seu projeto, só existe na medida em que se realiza, não é, portanto, nada mais do que o conjunto de seus atos, nada mais do que sua vida”. Portanto, não somos nada mais do que aquilo que vivemos em ação. É preciso criar oportunidades dentro de si para que sua essência criativa desabroche.


Eu tenho vivido e visto muitos dos meus orientandos e orientandas dar saltos surpreendentes em direção ao extraordinário em suas vidas. E percebo o quanto a arte como prática diária tem fornecido bases sólidas para essas transformações. Vi pessoas chegarem até a mim completamente desacreditadas dos seus talentos criativos, inseguras quanto aos seus propósitos de vida e alguns meses após, o que vejo é uma transformação se dando magicamente. Claro que a magia, não vem do nada é dada pela constância, se você passa a ampliar sua escuta diariamente, depois de um tempo os resultados começam a aparecer inevitavelmente a transformação vira uma realidade em sua vida. Bora, revolucionar sua vida?


Espero ter contribuído com este conteúdo para você que busca na arte um caminho para se recriar, se libertas das amarras e medos de sua alma. Convido você a deixar comentários sobre este conteúdo, também dicas e sugestões para o próximo conteúdo. Estou disponível para atendimento de orientações psicocriativas on line e presencialmente para quem mora em Florianópolis, SC. Ou ainda, para quem deseja minha orientação criativa nas Residências Artísticas no Ateliê Casa das Ideias, é só entrar na página e escolher o melhor plano. Se quiser conhecer minhas criações como artista visite meu canal criativo no Youtube. Um abraço afetuoso.


#consciênciacriativa #descobrindomeutalento #arte #psicoterapiacriativa #propósitodevida #silvanalealorientadoracriativa #silvanalealartistamultimeios #silvanalealpsicoterapeutacriativa

#talentocriativo




27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo