Molusco Habitante - Como criei este personagem?




Você já conhece um famoso personagem meu que se chama Molusco Habitante? Ele foi criado em primeira instância na literatura, através de um conto torrencial de narrativa essencialmente poética. Personagem que nasce numa placenta marítima, ele narra a sua própria história. Inicialmente quando criei o texto imaginava um monólogo para teatro, mas o tempo passou e um belo dia eu resolvi dar nascimento a este personagem. Iniciei uma série de performances que intitulei “o nascimento de vários seres”. Posteriormente, essas performances se transformaram em videoarte. Convidei diversos artistas e pessoas comuns para viverem esta experiência de “moluscar”, verbo que resolvi inventar por força de minha natureza criativa (rs.) A primeira performance realizei no Ribeirão da Ilha, lugar onde se cultivam as ostras aqui na Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). E depois deste nascimento vieram a série de outros nascimentos.


E qual a origem do personagem Molusco Habitante? Eu, por ter nascido em cidade litorânea, sempre tive o mar como minha natureza mais essencial, só que aos cinco anos de idade minha família foi morar no planalto paranaense, então fiquei quase toda a infância longe do mar. Tinha que esperar o ano todo para vê-lo só nas férias de verão. Somente durante a adolescência voltei para o mar, mas mesmo assim morava num bairro distante dele, e só ia aos fins de semana. No início da minha vida adulta aos 22 anos fui morar em Brasília, outro planalto e mais uma vez fiquei longe da minha natureza preferida e foi lá que surgiu este ser mitológico o Molusco Habitante, uma espécie de desejo que já mais parecia uma obsessão, eu estava sempre em busca desta minha natureza “perdida”, ou seja, minha natureza primeira, o eterno retorno. Nesta fase iniciei uma série de performances onde este ser, o molusco, estava sempre presente. Quando voltei a morar no lugar litorâneo onde nasci, este sentimento foi se transformando pouco a pouco, sem que eu me desse conta, fui percebendo que de uma obsessão ele tinha passado para uma realização concreta. Eu finalmente morava numa ilha e a poucos metros do mar. Percebi que não era mais uma obsessão na medida em que eu havia retornado para à minha origem primeira. Percebi também porque tantas pessoas se identificavam com o Molusco Habitante, pois não só eu, mas vários amigos artistas criaram a partir da inspiração deste personagem.


Então, cada dia mais ia ficando claro que o Molusco Habitante enquanto representação icônica poderia representar a origem de qualquer pessoa, já que todos nós nascemos no mar, que é a representação de nossa mãe. Cada vez mais eu percebia o valor desta representação e porque ela tinha se transformado em um fio condutor do meu trabalho na medida em que ele nunca me abandonava, mas recriava-se a cada novo trabalho. Percebi que o Molusco Habitante é muito mais que um personagem apenas, ele é mesmo um pensamento de vida. Uma filosofia, um modo de enxergar as coisas e mais que isso descobri que o Molusco era um método que eu havia encontrado para criar ao longo da minha carreira como artista, formada em psicologia. E o mais importante ele poderia ajudar muitas pessoas não só a criar, mas acima de tudo ajudar a encontrar sua origem. Trabalho que eu já vinda realizando nos meus laboratórios criativos com outros artista e mesmo pessoas comuns que faziam sessões criativas comigo no Programa de Consciência Criativa ou mesmo na Residência Artística do Ateliê Casa das Ideias.


Desta forma criei o Método Molusco Múltiplo no intuito de poder ajudar qualquer pessoa a encontrar o seu maior talento. O método ajuda você a encontrar o que eu chamo de “origem primeira”. Pois, só quando você encontra sua verdadeira origem é que se encontra o seu maior talento e retoma sua capacidade primordial de criar e de se sentir feliz e realizado. É quando encontramos verdadeiramente nosso sentido de vida! Agora estou em fase de preparação do curso, em breve você terá mais novidades sobre o método.

Se você ficou curioso em conhecer mais sobre este personagem deixe seus comentários aqui no Blog ou entre em contato pelo direct do Instagram @silvanalealartista e deixe seu comentário ou dúvida por lá. Isso vai me ajudar muito a direcionar um conteúdo melhor para você que se interessa pelos temas que trago aqui. Obrigada!

24 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Bem- vindos ao Blog Silvana Leal | artista

Olá! Para quem ainda não me conhece, sou Silvana Leal, artista multimeios e psicóloga de formação. Atualmente sou diretora do espaço artístico Ateliê Casa das Ideias, localizado no bairro Campeche, em